Home Realidade Virtual Realidade-Virtual-Games-Entenda-como-funciona

Realidade-Virtual-Games-Entenda-como-funciona

5 minutos, que foi lido.
0
0
291

A Realidade Virtual nos VideoGames já está presente entre nós e é uma tecnologia cujo mecanismo é aplicado a uma interface que conecta os usuários e utiliza um sistema informatizado, para construir uma plataforma realista e proporcionar ao visitante uma sensação de que o que se está vendo é praticamente parte do real.

O objetivo da Realidade Virtual é projetar o que é real no ambiente virtual em tempo real, baseado as técnicas e ferramentas tecnológicas com o intuito de ampliar a sensação de realidade ao visitante. Resumidamente a Realidade Virtual é uma simulação do que se vive na plataforma informatizada. Pode ser também batizada de Realidade Ficcional, pois é através do que compreendemos das situações, que conseguimos aproximá-las do que é real.

Projetos como o PlayStation VR, da Sony, prometem transportar completamente o indivíduo para dentro de um jogo, com imersão total, tanto visual como auditiva. Nesse tipo de interface de realidade virtual é possível olhar para todos os lados sem precisar interagir com o controle, apenas virando o rosto para os lados. O headset da Sony também inclui a opção de usar fones de ouvidos para imersão mais completa.

O termo Realidade Virtual ou RV, teve seu início na década de 1970, data esta em que alguns estudiosos registraram suas primeiras pesquisas relacionadas ao tema, como é o caso de Myron Krueger que utilizava o termo Realidade Artificial em seus estudos de sistemas de computadores. O ano que marcou o início da Realidade Virtual foi 1980, com Jaron Lanier e seu simulador que foi compartilhado com vários usuários simultaneamente. A partir deste fato, o termo Realidade Virtual foi designado como …”diferenciar simulações feitas por uma máquina de simulações, as quais envolvem vários usuários em um mesmo ambiente”…

A Realidade Virtual é a interface do computador com o usuário, que permite a interação entre eles e utiliza a informática com o fim de criação de efeitos reais no modo virtual. Os elementos são interativos e alguns com aspectos tridimensionais, sendo o ambiente 3D formatado por um computador e possibilita a realização de uma navegação real pelo usuário. Pode-se ainda dizer que a Realidade Virtual é a técnica que permite a maior interação e imersão (sensação de estar dentro do que o computador projeta) a quem utiliza. A linguagem de programação desta plataforma é a VRMLX3DJava3D e OpenGL.

 

Existem dois tipos de Realidade Virtual, de acordo om o nível de interação e conectividade com o usuário: o Tele-Operação é baseado pela interface a distância, como tele-conferência e o Tele-Presença é o agrupamento em um único ambiente virtual, por vários usuários. Os sistemas de Realidade Virtual pode ser de quatro tipos: Simulação, Aumentada, de Mesa ou de Projeção e podem ser aplicados a diversos dispositivos como comunicação a distância, jogos, simuladores (Aviões), projetos arquitetônicos e também na medicina.

 

Carregar mais artigos
Carregar mais por Video Games
Carregar mais em Realidade Virtual

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Estão apaixonados e ansiosos pelo PlayStation 5 – Afirma o CEO da Sony Jim Ryan

CEO explicou que a comunidade “nunca esteve tão apaixonada pelo PlayStation”.   A nov…